- Área: 1 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Zooey Braun
-
Fabricantes: Heradesign, batimet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Educação Intercultural está localizado numa zona urbana atrativa não muito longe do distrito histórico de Tubinga. A proximidade direta com o rio, bem como a vista do castelo são características da situação única da propriedade. Inspirado pela estrutura de pavilhão dos edifícios existentes ao redor, foi concebido um conjunto de dois edifícios de tamanhos diferentes: a escola primária de dois pavimentos e a casa das crianças, menor, de um pavimento. Ambas edificações foram projetadas em uma área de formato quadrado com um telhado piramidal e foram conectadas por uma área de entrada comum, coberta.
Os dois edifícios tipo pavilhão criam uma alta permeabilidade no espaço externo devido a sua disposição aberta. O resultado é uma "paisagem escolar" através da qual os caminhos e perspectivas importantes são preservados na medida do possível. Devido à localização e topografia da propriedade, as impressionantes superfícies dos telhados podem ser percebidos como se fossem uma quinta fachada. A divisão do volume inteiro em dois edifícios menores criou uma escala amigável para crianças.
As crianças podem entrar na escola e na casa das crianças através do acesso compartilhado, protegido das intempéries. Juntamente com as áreas multifuncionais comutáveis, o refeitório e as áreas de estar, aqui você encontrará espaço para interagir e encontrar as pessoas. No piso térreo da casa das crianças, uma sala multiuso e a administração estão localizadas na entrada e as salas para grupos se abrem para a paisagem ao leste. A escola primária acolhe os alunos no piso térreo com mais espaços públicos, como uma cafeteria, uma área comunitária e uma biblioteca.
A ambiência dos espaços interiores de ambos os edifícios é caracterizada por uma grande claraboia quadrada no telhado, que funciona como um grande "banho de luz", proporcionando a entrada de muita luz natural no centro dos edifícios. A fim de abrir esta paisagem de aprendizagem, cheia de luz zenital com patamares de estar, às salas de aula, que podem ser utilizadas de várias maneiras, estas estão localizadas no piso superior da escola.
Em torno desta paisagem de aprendizagem aberta, cheia de luz zenital, estão situadas as salas de aula. Esta zona é utilizada de forma múltipla e é conectada à escadaria aberta com degraus em que as pessoas podem se sentar.
Ambas as edificações têm uma fachada de placas de madeira de cedro que, pelo tamanho pequeno do material e sua característica aconchegante, reforçam a escala e a ambiência do conjunto. Tanto a casa das crianças quanto a escola foram construídas em madeira, sendo o concreto armado usado apenas no piso e teto. Todos os materiais foram testados e cuidadosamente selecionados em relação as suas características poluentes e seus requisitos primários de energia.
Apesar das altas exigências energéticas de uma casa passiva,a tecnologia aparece como uma parte despretensiosa e integrativa da casa: os dois edifícios oferecem espaços concentrados e tranquilos, que dão às crianças um alto grau de identificação.